Como a fisioterapia pode contribuir para a disfunção na ATM









A Fisioterapia é uma profissão que tem como foco a recuperação física de pessoas com inúmeras patologias, que se manifestam basicamente por dois sintomas: dor e perda de função.

O objetivo de todo o tratamento fisioterapeutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, reestabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida.

A intervenção fisioterapêutica na síndrome da disfunção da ATM dependerá do nível de comprometimento de cada paciente. O objetivo da terapia consistirá em reduzir a queixa de dor e aumentar a funcionalidade da articulação.

Deste modo as principais terapêuticas utilizadas na DTM são:

  • Terapia Manual (Fisioterapia Manipulativa),
  • Cinesioterapia,
  • Em alguns casos: Eletrotermofototerapia e Crioterapia.

Portanto, para que a abordagem fisioterapêutica nas disfunções da articulação temporomandibular seja eficaz, é necessário que, o profissional desenvolva uma boa avaliação clínica e utilize dentre seus inúmeros recursos, o mais indicado para cada caso, promovendo a funcionalidade da articulação e o alívio dos sintomas.

Mini-Curso de Fisioterapia na ATM

Te apresento um mini-curso de Fisioterapia na ATM que contém 8 módulos teóricos, com pequenos e-books e a parte prática em vídeo que traz alguns tópicos que é importante o fisioterapeuta saber para fazer um atendimento em Fisioterapia na Articulação Temporo-Mandibular. Clique aqui e saiba mais!




Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.