Causas da Disfunção Temporomandibular









Disfunções temporomandibulares (DTM) são um resultado de problemas no maxilar, articulações maxilares e músculos da mastigação. Outro nome comum para esse problema são disfunções da ATM.

A ATM é uma articulação móvel (diartrose), considerada uma das articulações mais complexas e utilizadas do organismo humano, realizando aproximadamente 2.000 movimentos por dia, durante os atos de falar, mastigar, deglutir, bocejar.

       
É possível palpá-la colocando os dedos indicadores logo à frente dos ouvidos e realizando movimentos de abertura e fechamento da boca.

É capaz de realizar movimentos de dobradiça e de deslocamento em torno dos eixos sagital, horizontal e longitudinal (triaxial), sendo classificada como articulação ginglimoartroidal. Há uma ATM de cada lado da face, e elas são responsáveis pelos movimentos de abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralização da mandíbula.

A articulação temporomandibular possui algumas peculiaridades: existem duas ATMs, uma em cada lado da face, porém elas só atuam em conjunto, não se movendo de forma independente. 
       
A superfície oclusal dos dentes representa um ponto rígido de fechamento terminal da articulação; a ATM não é revestida por cartilagem hialina como a maioria das articulações e sim por uma camada de tecido fibroso avascular (fibrocartilagem), resistente às forças compressivas.

Causas da DTM

A causa de distúrbios da articulação temporomandibular é desconhecida em muitos casos. Trauma na mandíbula ou conjunta pode desempenhar um papel no desenvolvimento de distúrbios da ATM. Além disso, existem outras condições de saúde que podem contribuir para o desenvolvimento destas patologias. Estes incluem:

  • Artrite na articulação temporomandibular
  • Danos na articulação causados por impacto ou idade
  • Ranger os dentes
  • Problemas estruturais presentes no nascimento
  • Estresse e tensão muscular.



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.