A Audiologia ajudando o fisioterapeuta










O zumbido é definido como uma experiência na qual o indivíduo ouve um som na ausência de um estímulo sonoro correspondente.

Este sintoma, presente em cerca de 25 milhões de brasileiros, acomete as vias auditivas e pode ter diversas causas, como doenças primariamente otológicas, ou doenças que afetem secundariamente o ouvido, como, por exemplo, as metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, farmacológicas, psiquiátricas e odontológicas.

O zumbido é um sintoma muito frequente em indivíduos com disfunção temporomandibular (DTM). O zumbido pode ser causado ou ativado por desordens funcionais da coluna cervical, da ATM ou por qualquer estrutura musculo-esqueletal do pescoço ou da cabeça.

Para diagnosticar melhor esse zumbido e poder atuar com a Fisioterapia dentro das disfunções temporomandibular, é preciso o profissional ter ajuda sobre os motivos desse zumbido. Portanto, nada melhor para avaliar esses zumbidos do que os fonoaudiologos, através da audiologia. A audiologia é um ramo da fonoaudiologia que estuda a audição e os sons. O especialista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de tais disfunções, além de poder atuar com pesquisa e desenvolvimento. No entanto, os campos de trabalho mais comuns e relevantes desse profissão são a Audiologia Clínica e a Ocupacional.

É necessário, muitas vezes, quando lidamos com a disfunção temporomandibular, estar atentos aos sintomas. No caso do zumbido, uma avaliação completa se faz necessária para nortear o caminho. A audiologia pode achar nisso.

Profissionais Fonoaudiólogos ou estudantes de Fonoaudiologia podem se atualizar a respeito das técnicas e interpretações hoje utilizadas para análise dos achados audiológicos vinculados à audiometria total, logoaudiometria, medidas de Imitancia Acústica (incluindo novos métodos de investigação), embasamento e aplicação prática do mascaramento, interpretação de casos clínicos reais e confecção do laudo audiológico. Clique aqui e conheça esse curso



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.