Mastigação e dor na ATM









Mastigar bem os alimentos produz um relaxamento da musculatura. Uma dieta equilibrada, que contenha também alimentos mais duros, grãos e fibras, ajuda a reforçar a tonicidade de todos os músculos da mastigação. Isto acaba prevenindo os problemas relacionados à ATM (articulação temporomandibular). A falta de mastigar alimentos mais duros, aliada a problemas no encaixe dos dentes, resultam em problemas de mordida que quase sempre geram uma disfunção na ATM.

Pacientes que apresentam uma alteração na ATM geralmente relatam a presença de ruídos articulares, dor nos músculos que envolvem a cabeça ou nas articulações, desvios na mordida e/ou limitação na abertura da boca. A sucessão de mordidas erradas, desgastes e compensações, durante toda a vida, faz com que o corpo tente se adequar, nesse caso negativamente. Articulações, músculos e ossos sofrem um tipo de compensação ao longo dos anos, o que pode resultar em dores na coluna cervical.

Disfunções na ATM podem provocar problemas na coluna cervical e vice-versa. Quando a oclusão (mordida) não é correta, a mandíbula se desvia lateralmente para fazer o ajuste e compensar o desequilíbrio.

Os fisioterapeutas precisam estar atentos para tratar esse desequilíbrio causado pela mastigação inadequada.



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.