A articulação temporomandibular (ATM) é certamente uma das mais complexas articulações, sendo uma das mais usadas no corpo humano, pois se...

Técnicas utilizadas na Fisioterapia na DTM


 http://stillbilbao.com/wp-content/uploads/2014/07/Fisioterapia-Conservadora-2-600.jpg

A articulação temporomandibular (ATM) é certamente uma das mais complexas articulações, sendo uma das mais usadas no corpo humano, pois se move de 1500 a 2000 vezes por dia por ser responsável por funções importantes como mastigar, falar, bocejar, deglutir e respirar.

A ATM é formada pelos côndilos convexos da mandíbula e pela fossa mandibular (fossa glenóide), ou seja, possui uma superfície articular levemente côncava e outra ligeiramente convexa que permite que as duas articulações temporomandibulares entrem em um plano perpendicular entre si, formando uma única unidade.

Disfunção temporomandibular (DTM) é uma denominação genérica das desordens dolorosas orofaciais, que envolve queixas de dor sobre a região da articulação temporomandibular (ATM), fadiga nos músculos da mastigação, limitação dos movimentos mandibulares, dores para a abertura e fechamento da boca e presença de ruídos articulares; sintomas muito comuns na população. Sua causa é multifatorial, mas os principais fatores causadores de DTM são a tensão muscular, o estresse, a má oclusão dentária e a postura inadequada.

Técnicas utilizadas na fisioterapia na articulação temporo-mandubular:

• Avaliação ATM e Postural;
Relaxamento Muscular Endobucal (Masséter, Pterigóideos Medial e Lateral, Temporal);
• Relaxamento Muscular cervico-cranio-mandibulares (Trapézio, Escalenos, Esternocleidomastoideo, Infra-hioideos, Supra-hioideos entre outros)
• Liberação articular da cervical alta e baixa com mobilizações
• Liberação articular da ATM com mobilizações
• Manobras Intra-orais
• Drenagem Linfatica Facial
• Inibição Muscular Reflexa
• Osteopatia, Mulligan
• Terapia Neural
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia