Técnicas utilizadas na Fisioterapia na DTM







 http://stillbilbao.com/wp-content/uploads/2014/07/Fisioterapia-Conservadora-2-600.jpg

A articulação temporomandibular (ATM) é certamente uma das mais complexas articulações, sendo uma das mais usadas no corpo humano, pois se move de 1500 a 2000 vezes por dia por ser responsável por funções importantes como mastigar, falar, bocejar, deglutir e respirar.

A ATM é formada pelos côndilos convexos da mandíbula e pela fossa mandibular (fossa glenóide), ou seja, possui uma superfície articular levemente côncava e outra ligeiramente convexa que permite que as duas articulações temporomandibulares entrem em um plano perpendicular entre si, formando uma única unidade.

Disfunção temporomandibular (DTM) é uma denominação genérica das desordens dolorosas orofaciais, que envolve queixas de dor sobre a região da articulação temporomandibular (ATM), fadiga nos músculos da mastigação, limitação dos movimentos mandibulares, dores para a abertura e fechamento da boca e presença de ruídos articulares; sintomas muito comuns na população. Sua causa é multifatorial, mas os principais fatores causadores de DTM são a tensão muscular, o estresse, a má oclusão dentária e a postura inadequada.

Técnicas utilizadas na fisioterapia na articulação temporo-mandubular:

• Avaliação ATM e Postural;
Relaxamento Muscular Endobucal (Masséter, Pterigóideos Medial e Lateral, Temporal);
• Relaxamento Muscular cervico-cranio-mandibulares (Trapézio, Escalenos, Esternocleidomastoideo, Infra-hioideos, Supra-hioideos entre outros)
• Liberação articular da cervical alta e baixa com mobilizações
• Liberação articular da ATM com mobilizações
• Manobras Intra-orais
• Drenagem Linfatica Facial
• Inibição Muscular Reflexa
• Osteopatia, Mulligan
• Terapia Neural



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.