Enxaqueca não é causada por disfunção da ATM.








http://www.fisioretiro.com/imagenes/atm_fisioretiro_fisioterapia_madrid.jpg

Por pura falta de informação, há muitas pessoas tratando disfunção na ATM, com esperanças de "curar" a enxaqueca. Então, se alguém atribuir a disfunção na articulação temporo-mandibular.

Disfunção da ATM e enxaqueca são duas coisas independentes e diferentes uma da outra. Porém muito confundidas. É errado e simplista achar que "melhorando a disfunção da ATM, melhora a enxaqueca", ou pior ainda, que a enxaqueca seria causada pela disfunção na ATM.

Sabendo mais sobre a ATM

A ATM, ou articulação temporomandibular, é uma articulação que conecta a mandíbula ao crânio. Nós temos duas ATMs, uma de cada lado da mandíbula, e elas se localizam imediatamente na frente dos ouvidos. A ATM é quem dá a mobilidade necessária para falar, mastigar, abrir e fechar a boca. A parte inferior (mandibular) da articulação temporomandibular é arredondada, recebe o nome de côndilo, e desliza num encaixe denominado fossa mandibular, localizada no osso temporal do crânio (daí o nome articulação têmporo-mandibular). Entre o côndilo da mandíbula e seu encaixe na fossa mandibular, fica um pequeno disco articular, composto de cartilagem e tecido fibroso, que atua absorvendo o impacto e distribuindo as forças entre as estruturas em contato.

Associados à articulação temporomandibular ou ATM, existem ligamentos (ligamento temporomandibular, estilomandibular, esfenomandibular, otomaleolar e discomaleolar, estes dois últimos conectando a ATM ao ouvido médio).

A inervação da articulação temporomandibular ou ATM fica a cargo do ramo mandibular do nervo trigêmeo.

Além disso, a ATM recebe suprimento sanguíneo através de artérias e veias.

O que é disfunção da ATM 

O termo disfunção da ATM é extremamente genérico – ou seja, não significa um problema ou doença específicos. O termo disfunção da ATM pode ser utilizado para se referir a todo e qualquer problema envolvendo a articulação temporomandibular propriamente dita (côndilo, fossa e disco), assim como todo e qualquer problema envolvendo os ligamentos, tendões, músculos, nervos, artérias, veias e qualquer outra estrutura ligada ou interconectada à ATM. Se nós considerarmos que a ATM tem interconexões com o ouvido, pescoço, nuca, coluna e todo o resto do corpo (afinal, todo o nosso corpo está, efetivamente, interconectado), então não é errado, conceitualmente falando, associar indiretamente qualquer problema ou doença à ATM. O que NÃO se deveria fazer é atribuir relação causa-efeito entre "disfunção da ATM" (um termo extremamente genérico, como já vimos) e doenças como a enxaqueca, cefaleia do tipo tensional, ansiedade, depressão e outras doenças que na verdade são reflexos de uma disfunção neuroquímica, e não simplesmente uma disfunção da ATM, ainda que essa disfunção exista.

Quando muito, uma disfunção da ATM pode ser mais um entre muitos desencadeantes, mas não a causa, da enxaqueca. É lógico que uma disfunção muito grande da ATM pode desencadear (mas não causar) mais enxaqueca que uma pequena disfunção. O problema é que, no afã de encontrar alguma causa para a enxaqueca, muitos sofredores acabam realizando uma infinidade de exames e encontrando uma disfunção da ATM que, de outra forma, não estava sequer causando sintomas – porém infelizmente, muitas vezes acaba se atribuindo a essa alteração de exame toda a dor de cabeça que a pessoa apresenta. Portanto, cuidado.




Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Um comentário:

  1. MRI scan is used to check problems with the joint disc. These images can help in planning and managing problems in mandibular fossa. Read More At https://emedicalhealth.net/mandibular-fossa/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.