É cada vez mais comum pessoas que procuram a Fisioterapia para curar problemas da ATM. Com o trabalho multidisciplinar, a importância da Fis...

Fisioterapia sozinha pode não resolver seu problema na ATM


http://images.quebarato.com.br/T440x/fisioterapia+atm+dtm+disfuncao+temporomandibular+rpg+souchard+niteroi+rj+brasil__6505AD_1.jpg

É cada vez mais comum pessoas que procuram a Fisioterapia para curar problemas da ATM. Com o trabalho multidisciplinar, a importância da Fisioterapia para tratar de problemas na Articulação temporomandibular vem crescendo.

Como a Fisioterapia é uma profissão que tem como foco a recuperação física de pessoas com inúmeras patologias, a disfunção na articulação temporomandibular é tratada por profissionais especializados, na maioria dos casos, com a ajuda do dentista e do fonoaudiólogo.

Segundo a Dra Daniela Souto, fisioterapeuta da Fisioquality, a fisioterapia tem inúmeros recursos para ajudar recuperação do paciente. Dentre eles estão a crioterapia, uso de gelo para diminuição da dor; e a termoterapia, uso de compressas quentes; recursos de eletroterapia e fototerapia (lasers, raios infravermelhos e ultravioleta); a tão conhecida massoterapia (uso de massagens); e cinesioterapia, que consiste em alongamento, exercícios de fortalecimento muscular, ginástica passiva, etc.

Como é uma região que envolve outras áreas de atuação, Dra Daniela diz que é difícil a fisioterapia agir sozinha em muitos casos: "Como o objetivo da fisioterapia é fazer a articulação trabalhar equilibrada, em muitos casos, se não tivermos a ajuda da fonoaudiologia, por exemplo, não evoluímos no trabalho."

Um exemplo que a profissional usou foi a relação entre a mastigação e a articulação. "Se a paciente chega ao consultório e tem algum problema no sistema de mastigação/deglutição, a fisioterapia vai ser prejudicada. A fonoaudiologia ajudaria, por exemplo, com uma avaliação e possível tratamento."

O importância do trabalho multidisciplinar nesta especialidade deve ser explicado ao paciente para que esse possa entender todas as etapas do trabalho. A Fisioterapia sozinha pode não resolver o seu problema de DTM. É fundamental que o fisioterapeuta faça parte da equipe que trata a disfunção e seja um ativo complementar ao tratamento.
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia