Cirurgia na ATM e a fisioterapia







http://www.clinicaevolue.com.br/wp-content/uploads/2011/07/atm.png

Além dos benefícios da Fisioterapia na ATM o tratamento conservador do problema, a Fisioterapia também pode ser usada no pós cirurgico. Para uma cirurgia na ATM ter 100% de sucesso, a complementação da fisioterapia se faz necessária. 

Porém, é bem possível tratar o paciente de forma não cirúrgica, e a fisioterapia adequada entra nesta etapa anterior a qualquer cirurgia, trabalhando com o paciente para melhorar as características funcionais da A.T.M.

Normalmente a fisioterapia tradicional tem como objetivo evitar a cirurgia, reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar a postura, reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula, reduzir a inflamação, reduzir a carga na articulação temporomandibular e fortalecer o sistema músculo-esquelético.

Uma vez realizados todos os passos fisioterapeuticos tradicionais é possível avaliar a melhora da sintomatologia articular. Uma simples alteração anatômica (desgastes, reabsorções, etc. ) não é indicativa para cirurgia, visto que se há função adequada, não há dor, porque realizar um ato operatório apenas porque exames radiográficos evidenciam uma deformidade?

Portanto, com este conceito é que trabalho, sendo descritos abaixo alguns exercícios adequados para a A.T.M. como:

1- Exercícios de variação de movimento para melhorar a mobilidade por meio de alongamento das estruturas de tecido mole como músculo ou cápsula articular;

2- Exercícios isométricos para fortalecer os músculos e melhorar a coordenação;

3- Exercícios repetitivos para melhorar a biomecânica da articulação e da função muscular;

4- Exercícios posturais para reduzir o esforço muscular e articular;

5- Exercícios de alongamento para aumentar a variação de movimento articular e alongar o tecido mole.

Bem como utilização de Lasers, Crioterapia, Estimulação elétrica (TENS), Ultra-som e fundamentalmente a reeducação postural global para a A.T.M., para fazer com que as articulações trabalhem de forma simétrica e equlibradas, sem ocorrer sobrecarga durante a função.




Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.