Sinais e sintomas das DTMs







http://www.clinicaevolue.com.br/wp-content/uploads/2011/07/atm.png

A articulação temporomandibular (ATM) é considerada como uma das mais complexas existentes no corpo. Ela faz em torno de 1500 - 2000 movimentos de abrir e fechar a boca por dia. Em virtude da sua extensa dinâmica funcional, a ATM é alvo de disfunções que ocasionam uma sintomatologia dolorosa crânio-facial acompanhada de movimentos estereotipados. A fisioterapia une-se a odontologia, cada uma em sua abordagem própria, para tratar a ATM com objetivos reeducacionais do complexo músculo - ósseo - dentário envolvidos.

1 - Muscular
As desordens podem ocorrer devido ao uso excessivo e incorreto das ATMs onde os músculos sobrecarregados irão desenvolver estados de contraturas e espasmos dolorosos. Os músculos envolvidos nos movimentos da ATM são exatamente os envolvidos com o processo mastigatório. As atividades parafuncionais são as grandes responsáveis pelo estresse muscular que inicia com situações de contratura, evoluindo para miosites ao qual determina dores mio -faciais e/ ou Cervicobraquialgias.

2 - Funcionais
As desordens funcionais encontradas podem estar relacionadas ao disco inter articular, ou a uma incompatibilidade de encaixe das superfícies articulares, ou a uma flacidez da ATM. Estralidos, súbitas oclusões, subluxações são algumas das situações que podem ocorrer com ou sem sintomatologia inflamatória.

3 - Inflamatória
As características inflamatórias estão presentes como dores e edema localizado a nível da própria ATM como também estendido pelos músculos acometidos. As estruturas intra - articulares também sofrem processo inflamatório onde artrite e artrose poderão se estabelecer.

4 - Dentária
Mal formação dentária, ausência de dentes, frio, calor, oclusões dentárias fortes são fatores predisponentes à disfunções da ATM.


Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.