Dores de cabeça e zumbidos podem ser sinais de disfunção da articulação temporomandibular







As articulações temporomandibulares (ATM), localizadas logo à frente do ouvido, unem o crânio à mandíbula e servem para mastigar, falar e engolir. A disfunção da ATM, ou funcionamento anormal dessas articulações, causa dores de cabeça, zumbidos, limitação na abertura bucal, dor ao mastigar e estalos.

"A DTM (disfunção temporomandibular) e Dor Orofacial é uma especialidade odontológica, reconhecida e regulamentada pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) desde 2002. Os especialistas recebem formação bastante específica para lidar com o paciente com dor", explica o dr. João Paulo Tanganeli, Presidente da Câmara Técnica DTM Dor Orofacial do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e especialista em DTM Dor Orofacial pelo Conselho Federal de Odontologia.

"DTM é uma condição multifatorial e, portanto, com a presença de mais de uma causa. Por exemplo: estresse, hábitos parafuncionais (roer as unhas, morder o lábio e apertar os dentes), traumas, etc. Algumas condições podem, inclusive, ser comuns entre pessoas da mesma família, pois há uma provável predisposição genética, especialmente para as formas crônicas", esclarece o dentista.

Como diversas podem ser as causas, a prevenção consiste em abolir ou control(ar) certos hábitos, como roer unhas, mascar chicletes, bem como evitar o estresse.

Diagnóstico

O diagnóstico é essencialmente clínico. Se necessário, são requisitados exames complementares como ressonância magnética, tomografia, entre outros, explica o especialista.

"Há disfunções noturnas e diurnas, com tratamentos específicos para cada caso. No diurno, são consideradas mudanças comportamentais, terapia muscular, desativação dos pontos gatilhos e interferências oclusais. Para os tratamentos noturnos são utilizadas placas estabilizadoras, além de sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, que auxiliam no reposicionamento dos dentes."

De acordo com o dr. João Paulo, se não for feito o tratamento adequado, como não existe um único tipo de DTM, o aparecimento de complicações depende da causa da disfunção.

"É importante um bom diagnóstico e conduta clínica adequada a cada caso."

A DTM é mais comum em mulheres, que costumam apresentar queixas entre a segunda e a quarta década de vida.




Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.