Hábitos Parafuncionais, Má Oclusão e Disfunções de ATM












Há uma grande diferença entre hábitos e vícios: vícios geralmente são nocivos à saúde; hábitos, quando moderados, de certa forma não prejudicam a saúde. Hábitos Parafuncionais, como o Bruxismo, deveriam ser classificados como “vícios”, pelo fato de trazerem malefícios a nossa saúde. O Bruxismo compreende movimentos rítmicos e periódicos de ranger e/ou apertar os dentes, decorrentes da contração dos músculos mastigatórios. Ele pode ocorrer durante o sono ou em estado de vigília (com a pessoa acordada).

Geralmente o paciente apresenta uma queixa clínica de ranger ou apertar dos dentes durante o sono, dor ou desconforto na musculatura mastigatória, desgaste dental, alterações das estruturas periodontais, dores de cabeça, dores orofaciais, dores cervicais, sensibilidade e fraturas dentárias, zumbidos nos ouvidos e disfunções na ATM (Articulação Têmporo - Mandibular) A estabilidade da ATM é dependente da oclusão dental (encaixe dos dentes inferiores nos superiores).

Quando esse encaixe não é adequado tem-se a denominada má oclusão dental. Essa inadequação provocará dor tanto nas ATMs como nos músculos mastigatórios, dificuldade de mastigar, de falar, de movimentar a mandíbula, dor de cabeça, ruídos nas ATMs, entre outros sinais e sintomas. A má oclusão é a grande responsável pela disfunção da ATM. Na área de saúde o sucesso de todo e qualquer tratamento está relacionado à obtenção do diagnóstico correto.

O primeiro passo para obtenção do diagnóstico encontra-se na avaliação clínica (muscular, dentária, oclusal e articular). Exames complementares (radiografias, eletromiografia, etc.) são frequentemente utilizados para auxiliar na formulação do diagnóstico da disfunção da ATM. O tratamento em si visa primeiramente reduzir os sintomas de dor e inflamação muscular, protegendo e relaxando esta musculatura por meio de placas interoclusais, reposicionamento adequado da oclusão através de reabilitações protéticas (implantes, coroas, troca das restaurações) e ortodontia (aparelho).

Alguns métodos alternativos como acupuntura (estimulação direta na musculatura), laser terapêutico, tens (estimulação elétrica neuromuscular – acelera o processo de cura e libera endorfina), ultrassom e fisioterapia de ATM também são de grande valia no tratamento destas disfunções.


Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.