Mascar chicletes pode causar danos à mandíbula









Mascar chiclete danifica a articulação da mandíbula e causa um distúrbio chamado síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM) ou doença de Costen. Segundo o dentista Jayme Friedman, especialista em ortopedia maxilar, esta alteração atinge 40% da população adulta no Brasil e causa dor, tonteira, zumbido no ouvido e diminuição da audição.

Friedman acrescenta que além do hábito de mascar chiclete, outros fatores de risco para a síndrome são próteses dentárias mal adaptadas, perda de dentes posteriores, extração do dente ciso e trauma da articulação têmporo-mandibular. "A mastigação errada é uma das principais causas da ATM e isso começa na infância, principalmente em crianças que mascam muito chiclete", diz.

Alguns produtos, como os chicles de bola, são piores porque além da ATM causam a mordida aberta. O dentista comenta que esta anomalia provoca distúrbios na voz, na fala e deficiência respiratória, que se agrava porque as crianças respiram pela boca.

Ele explica que a ATM começa com sintoma de estalos ao abrir e fechar a boca. O paciente também se queixa de zumbido, diminuição da audição, dores de cabeça na região do ouvido e tonteiras, que muitas vezes se confundem com labirintite.

Muitos pacientes com ATM terminam passando por vários especialistas sem obter bons resultados. E ainda correm risco de tratamentos inadequados como sonoterapia, uso de medicamentos para enxaqueca e aparelhos para diminuir o zumbido. "Outra opção que não faz efeito são as placas de acrílico, chamadas miorrelaxantes. Elas só pioram o problema", afirma.

O tratamento deve ser realizado com aparelhos móveis que produzem aumento da altura da articulação."Os aparelhos de ortopedia maxilar podem ser retirados durante as refeições e corrigem as funções da cavidade oral. Eles evitam a respiração pela boca e o o ronco", conta o dentista.



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.