Placa Miorelaxante e Bruxismo


>



Bruxismo

A busca por qualidade de vida vem sendo um fator primordial na vida de todos, para uma satisfação pessoal  a saúde, o bem estar, a moradia, o bom salário e demais, geram  expectativas para o futuro.

Esta busca por dias melhores, com a necessidade de acesso a novas informações e tecnologias, acabam levando o ser humano a um estado de estress.

A resultante de todas estas angústias, pode muitas vezes chegar a um estado de estresse bucal, gerando desgastes nos dentes, restaurações ou próteses e até dores que se refletem em todo o conjunto orofacial.

Podendo levar o indivíduo ao Bruxismo.

O Bruxismo pode ser definido como um hábito parafuncional que consiste em movimentos involuntários ritimados e espasmódicos de ranger ou apertar os dentes, ocorrendo normalmente durante o sono.

Alguns autores dividem o termo Bruxismo em cêntrico, ato de apenas apertar os dentes, ou excêntrico, onde além de apertar os dantes há também o ranger dos dentes, porém, ambos sempre involuntários.

Na vivência diária da clínica odontológica vem crescendo o número de pacientes que procuram o dentista com dores resultantes de um desequilíbrio no sistema estomatognático que vem a ser a ATM (Articulação Temporo Mandibular ), Dentes e Músculos.

Quando um dos três elos não agüenta a pressão, o elo mais "fraco" no momento se manifesta. Pode ser os dentes com os sinais evidenciados por desgastes nos mesmos, ou cúspides facetadas ou quebradas, até mesmo mobilidades  dentárias.

Outros sinais, estes agora representados nos músculos masséter  e temporal hipertrofiados e os sintomas poderá ser dores faciais ao acordar e durante a mastigação.

Na ATM, as manifestações são diversas, dores de cabeça, dores de coluna, zumbidos no ouvido, muitos pacientes procuram o otorrinolaringologista, hoje em dia estes já encaminham para o dentista.

 

O tratamento, além das correções necessárias na arcada, muitas vezes passa por ortodontia e ajuste oclusal, mas é quase unanime a orientação da confecção de uma Placa miorrelaxante.

A Placa Miorrelaxante é uma placa estabilizadora, de resina acrílica, que respeita os conceitos de máxima estabilidade mandibular em relação cêntrica e movimentos excêntricos harmoniosos através de guias específicas (protrusivas e caninas). A função da placa estabilizadora seria para proteger os dentes e demais componentes do sistema mastigatório durante as crises noturnas de Bruxismo e Apertamento.

Além disso a placa ainda reduziria a atividade elétrica de músculos elevadores da mandíbula, como masséter e temporal, reduzindo assim a atividade tensional.

Fonte



Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário