13 perguntas e respostas sobre disfunção na articulação temporô-mandibular







  1. O que é DTM?

    A sigla DTM significa "Desordens TemporoMandibulares", ou seja, é um mau funcionamento das ATMs que pode se manifestar na forma de sintomas como os citados acima:

    Imagem da localização da ATM na cabeça
    Segunda imagem da localização da ATM na cabeça

    Nas imagens acima você pode ver a localização da ATM na cabeça



  2. E o que quer dizer ATM?

    São as Articulações TemporoMandibulares, as responsáveis pelos movimentos mandibulares. Você pode localizar suas ATMs colocando os dedos a frente dos ouvidos e abrindo a boca. Compreendeu? Estas são suas ATMs esquerda e direita. O nome Temporomandibular vem do contato entre a mandíbula (a parte móvel) e o osso temporal que é fixo ao crânio.

    O disco articular cartilaginoso fica interposto entre os dois ossos impedindo o contato direto e amortecendo os movimentos mandibulares.

    Detalhe do aparelho lingual

    Na imagem acima você pode observar a ATM no detalhe com o disco articular protegendo a articulação do contato direto entre os ossos.

  3. Como eu posso saber se tenho uma DTM?

    DTMs podem apresentar diversos sintomas diferentes, veja a lista:

    • Dor facial, nos maxilares, nas têmporas, no ouvido ou na frente do ouvido;
    • Travamento da mandíbula impedindo a abertura completa;
    • Estalos ao mastigar ou abrir e fechar a boca;
    • Rangido ou crepitação ao abrir e fechar aboca;
    • Dor ou rigidez nos maxilares pela manhã;
    • Ruídos ou zumbidos no ouvido;
    • Dor de cabeça.

    Se você apresenta um ou mais dos sintomas listado é possível que tenha uma DTM, mas isso ainda precisa ser confirmado por um especialista através de uma série de exames. E se realmente for, definir que tipo de DTM você possui.

  4. Então existem vários tipos de DTM?

    Sim as DTms são classificadas em três grupos:

    • Desordens musculares
    • Deslocamentos de disco
    • Artralgia, Artrite e Artrose

    Mas um mesmo indivíduo pode apresentar uma desordem muscular associada a um deslocamento de disco, ou seja, esta classificação é complexa demais para a compreensão do leigo. O importante para você é saber que o tratamento pode variar de acordo com o diagnóstico

  5. E quais são os exames necessários para diagnosticar corretamente o problema?

    O exame clínico RDC/TMD (Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders) é o primeiro passo.

    O RDC foi desenvolvido inicialmente como uma ferramenta de pesquisa que depois passou a ser utilizada clinicamente em todo o mundo e é hoje o meio mais comum de diagnosticar e classificar DTMs.

    O exame é uma combinação de um longo questionário com a palpação dos músculos relacionados à função mastigatória. Simples, mas requer um treinamento rigoroso do profissional para que os resultados sejam confiáveis.

    Depois disso podem ser necessários exames complementares como radiografias, ultrassonografias ou tomografias a critério do profissional.

  6. E se for diagnosticada uma DTM, como é o tratamento?

    Em primeiro lugar devem ser identificados os fatores de risco como o Apertamento Diurno e o Bruxismo que são problemas funcionais importantíssimos no desenvolvimento das DTMs.

  7. O que é Apertamento Diurno?

    É a contração da musculatura mastigatória durante o dia, normalmente relacionada à tensão.

  8. E bruxismo?

    É a contração da musculatura com ou sem ranger de dentes durante o sono.

    Bruxismo - Imagem de Exemplo

    O apertamento diurno e o bruxismo são parafunções em que os músculos temporal e masseter se mantêm contraídos por muito tempo. Esta sobrecarga pode provocar dor nas regiões marcadas na figura acima.

  9. Como eu posso saber se tenho bruxismo se estou dormindo?

    Às vezes o próprio barulho dos dentes rangendo é percebido pelas pessoas da família. Também é comum a pessoa acordar pela manhã com a musculatura da face dolorida. Mas existe um exame que é feito utilizando-se um "Bite-Strip" para obter um diagnóstico mais preciso sobre o bruxismo.

  10. O que é Bite-Strip?

    É um dispositivo digital descartável que o paciente fixa na face (é auto-colante) antes de dormir. O aparelho registra a atividade muscular e mede o grau do bruxismo do paciente. O exame é realizado em uma noite e depois o dispositivo é levado ao dentista para a leitura dos resultados.

    Bite Strip

    Bite-Strip. Este dispositivo de menos de dez centímetros é colado na face durante uma noite para registrar as contrações musculares. O mostrador digital à direita exibe o resultado do exame em uma escala de 0 a 3 de severidade do bruxismo.

  11. O apertamento diurno e o bruxismo são os únicos fatores de risco?

    Não, existem outros fatores como:

    • Histórico de artrite reumatóide, lúpus ou qualquer outra doença artrítica sistêmica em você ou algum familiar;
    • Inchaço e dor em outras articulações do corpo;
    • Traumas na cabeça (batidas de carro por trás onde a cabeça é projetada com violência, quedas e agressões por exemplo);
    • Cirurgias para extração de dentes muito demoradas;
    • Hábitos como roer unha;
    • Apoiar a mão no queixo por muito tempo estudando, trabalhando ou dormindo.
  12. Em que faixa de idade estes problemas se manifestam?

    Mulheres entre os 20 e 40 anos de idade são pessoas com maior predisposição a desenvolver DTMs, ou seja, este perfil também é um fator de risco. Se você se encaixa nele e apresenta algum sintoma, as chances de ser DTM são maiores.

    Mas existem relatos de casos em crianças e adolescentes também.

  13. E o tratamento? Como é realizado?

    O tratamento pode ser realizado através de diversos recursos de acordo com o diagnóstico fechado nos estágios iniciais:

    • Conscientização: Este é a parte do tratamento em que o paciente vai aprender a evitar o apertamento diurno, manter a musculatura facial relaxada, corrigir posturas, alongar a musculatura da mastigação e fazer compressas para aliviar os sintomas.
    • Placas miorrelaxantes: são aparelhos removíveis que podem ser rígidos ou maleáveis e impedem o contato entre as duas arcadas. São usados para evitar parafunções como o bruxismo permitindo o relaxamento da musculatura facial e reduzindo a força exercida sobre as estruturas das ATMs. O relaxamento restabelece o fluxo sanguíneo para os músculos permitindo a eliminação das toxinas produzidas pela contração excessiva e com isso traz alívio para as dores musculares. As dores de origem articular também podem ceder pela redução da carga nas articulações.
      Placas Miorelaxantes - Imagem de Exemplo

      As placas miorrelaxantes mantêm as arcadas sem contato permitindo o relaxamento da musculatura da mastigação e aliviando os sintomas.

    • Fisioterapia: A Fisioterapia atua no tratamento das DTMs utilizando recursos e técnicas próprias para promover a melhora da mobilidade articular e o relaxamento muscular local. Tem papel importante ao identificar as alterações posturais que possam estar ligadas as DTMs e assim restabelecer as funções ortopédicas e musculares debilitadas.
    • Acucupuntura: A acupuntura age como método alternativo eficiente, pela sua ação que estimula a liberação de substâncias pelo próprio organismo a fim de controlar a sensação de dor, além de inibir fatores como a ansiedade e o stress emocional que acabam por contribuir com o aparecimento de pequenos distúrbios na área.
    • Medicação: Anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares entre outros podem ser receitados pelo dentista. Mas é sempre bom lembrar que apenas médicos e dentistas podem receitar medicamentos. Nunca tome nenhum medicamento sem a indicação adequada.
    • Restabelecer a oclusão: segundo alguns pesquisadores os problemas de oclusão estão cada vez mais afastados da origem das DTMs, mas muitos profissionais ainda consideram o restabelecimento da oclusão um fator importante na solução destes problemas. E nesta categoria entram as próteses, implantes e os tratamentos ortodônticos. Podemos dizer que os benefícios destes tratamentos ainda não podem ser desconsiderados.
    • Tratamentos Cirúrgicos: As cirurgias de ATM são, na maioria das vezes, a última escolha dos profissionais por serem muito invasivas e não haver uma garantia completa de sucesso. Mas novas técnicas cirúrgicas com incisões menores estão sendo utilizadas para os problemas mais resistentes às terapias conservadoras.



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.