O que é a Dor Orofacial e como resolver








O primeiro passo é um bom diagnóstico.

As dores orofaciais  são dores  localizadas na boca e na face. A intensidade da dor , frequência, recorrência e cronicidade possam gerar um fenômeno conhecido como sensibilização  central ou  secundário,  o que torna esta dor difusa e mal localizada e muitas vezes irradiada ao crânio, ao pescoço e mesmo ao tórax  (Siqueira 2001, Bell 2003).

Engloba as condições dolorosas provenientes da face e próprias da área odontológica, incluindo as disfunções de ATM.São altamente prevalente na população em geral e motivo frequente de procura assistencial.

As Disfunções de ATM talvez sejam as principais responsáveis por dores craniofaciais de origem odontológica (Siqueira 2001). Por ser a articulação temporomandibular um órgão dinâmico formado por um grande número  de estruturas internas e externas, não deve ser olhada  isoladamente em relação ao resto do organismo. Esta articulação é uma das mais especializadas e diferenciadas do organismo porque  é capaz de realizar movimentos complexos , está relacionada a praticamente todas as funções do aparelho estomatognático. Funções como mastigação, deglutição, fonação e postura dependem muito da  saúde e estabilidade destas articulações. Portanto qualquer patologia nesta articulação poderá conduzir a uma disfunção de ATM e/ou dor orofacial.

Gostaria de ressaltar que a  dor é um fenômeno complexo e subjetivo que pode ser descrito sob aspectos reais ou potencias de provocar lesão (definição da   IASP = Associação Internacional para o estudo da dor) . O atendimento a pacientes com dor e principalmente orofacial requer  a necessidade de nós, profissionais de saúde, um conhecimento constante sobre   anatomia, fisiologia e aspectos psicológicos do paciente.

Patologias

Obriga o profissional da área de saúde a conhecer o diagnóstico diferencial entre condições e síndromes ou condições que causam dor em região cefálica incluindo a possibilidade de dores referidas (aquelas que não são provenientes daquela região).

As dores orofaciais possuem várias fontes.

Desde uma infecção dentária ,  comumente vista no di-a-dia do cirurgião Dentista, fraturas de côndilo, sensibilidade dentinária ou  até  mesmos em casos mais graves, tumores . É preciso identificar e diagnosticar as várias causas para um correto tratamento, que deverá ser direcionado à sua etiologia. Já ouvi vários relatos de pacientes que se sentem de outro planeta por experimentarem tanta dor.


Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.