Fisioterapia facial







O crânio é uma estrutura óssea que protege o cérebro e forma a face. Ele é formado por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manutenção da sua forma. A face é a parte frontal da cabeça conhecida como rosto, onde se encontram o nariz, olhos, boca e orelhas, e assim como o resto do corpo, possui circulação, articulações, músculos e pele, mas que merecem uma atenção especial.

O Maxilar determina o formato do rosto de uma pessoa, e isso faz com que ela tenha seu estilo. A articulação que liga o maxilar aos ossos do crânio é a temporo-mandibular, ou como é conhecida “ATM”.

Podem ocorrer diversos problemas envolvendo a face, tanto articulares,
quanto musculares. Os mais comuns são as paralisias faciais, distúrbios
ortodônticos como oclusão dental, distúrbios de pele, como acne, manchas e rugas. A fisioterapia pode ajudar nestes casos e em outros, atuando sempre de forma multidisciplinar para ajudar o paciente a se recuperar mais rapidamente. Os pós-operatórios dentários e de cirurgias plásticas, por exemplo, podem dar uma ajuda expressiva aos pacientes que realizam fisioterapia, através de drenagens faciais e conduta antiinflamatória. A fisioterapia facial cuida de distúrbios inflamatórios, dolorosos, edemas, distúrbios articulares, dores de cabeça, traumas na região do rosto, distúrbios da pele (acne, manchas, cicatrizes e rugas), distúrbios musculares e linfáticos.

A fisioterapia será destinada ao controle da dor e sintomas na fase inicial de tratamento, possibilitando, posteriormente, durante a fase assintomática do paciente, o restabelecimento de um equilíbrio do sistema músculo-esquelético e das estruturas faciais envolvidas por meio de exercícios para ganho de força, resistência, coordenação e propriocepção. A avaliação da coluna cervical é sempre necessária nas queixas de dor facial, pois muitas vezes a musculatura torna-se rígida na região do pescoço causando dores de cabeça. Os músculos inseridos na mandíbula se relacionam direta ou indiretamente com os músculos cervicais e torácicos. As estruturas crânio-cervicais são relacionadas ente si, formando um complexo que por sua vez é integrado a outras estruturas do corpo humano.

São objetivos do fisioterapeuta dermato-funcional facial preservar, manter, desenvolver e/ou restaurar a integridade de órgãos, função ou sistemas tegumentar e músculo-esquelético, garantindo melhor condição bio-psíquico-social do indivíduo elevando sua qualidade de vida.

Fonte: Dra. Juliana Prestes Mancuso – Crefito3 70205-F


Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.