Biomecânica da articulação Temporo Mandibular


>



De acordo com OKESSON (1992), a articulação temporomandibular é sem duvida a articulação mais complexa do corpo. Ela proporciona um movimento de dobradiça em um só plano e dessa forma pode ser considerada uma articulação ginglemoidal. No entanto, ao mesmo tempo proporciona movimentos de deslize, o que classifica a articulação como artroidal. Dessa forma ela pode ser tecnicamente considerada uma articulação ginglemoartroidal (movimento de rotação e translação). A articulação temporomandibular é formada pelo côndilo mandibular que se articula na fossa mandibular do osso temporal. Separando esses dois ossos para que não se articulem diretamente está o disco articular. Funcionalmente , é classificada como triaxial por realizar movimentos em torno dos eixos sagital, horizontal e longitudinal.

A articulação temporomandibular movimenta-se aproximadamente duas mil vezes ao dia, durante os movimentos de falar, mastigar, deglutir, bocejar. Portanto, é a articulação mais usada do corpo, (ARELLANO, 2002).

Abaixamento e elevação da mandíbula - o movimento se inicia com a rotação pura do côndilo, depois para continuar a abertura a rotação ocorre juntamente com a translação. A depressão da mandíbula é feita pelos pterigóideos laterais ajudados pelo digástrico. Na abertura da boca, o osso hióide se mostra pouco, os músculos gêniohióide e milohióide fazem ponto fixo nele, para colaborar com o digástrico no abaixamento da mandíbula.

Na elevação os músculos atuantes são: masséter, pterigóide medial e temporal.

Movimento de protrusão e retrusão - a protrusão simétrica da mandíbula é efetivada pelos músculos pterigóides laterais a partir dos músculos elevadores, principalmente o temporal, como coadjuvante desse movimento, no sentido de manter a mandíbula elevada enquanto ela se desloca para frente.No movimento inverso, ou seja, no movimento de retrusão, ainda sob assistência dos elevadores funcionam efetivamente o músculo digástrico e porção posterior do temporal, (STEENKS & WIJER, 1996).
Biomecânica da articulação Temporo Mandibular Biomecânica da articulação Temporo Mandibular Revisado by Faça Fisioterapia on 06:22 Nota: 5

Um comentário

  1. Bom dia, parabéns pela postagem.
    A articulação temporomandibular, além de complexa é um dos captores posturais mais importantes.
    O Dr Mariano Rocabado, uma das maiores autoridades e pesquisador da área, defende que seu tratamento deva ser amplo, levando em conta as alterações posturais que frequentemente acompanham suas disfunções, como por exemplo a protusão(anteriorização) da cabeça em relação ao eixo postural.
    É muito importante o trabalho de divulgação e educação de vocês que permite o acesso a informações úteis na área da saúde.
    Como fisioterapeuta e professora fico feliz ao saber que existem sites assim.
    Abraços.

    ResponderExcluir