Queixa principal é importante no tratamento da DTM










Uma das articulações mais complexas do corpo humano, ela é a responsável por ligar a mandíbula ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça. Por ser flexível, essa articulação possibilita que você mova a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Mais do que isso, permite que você possa falar e mastigar.

Os músculos da mastigação são os encarregados de controlar a posição e o movimento da mandíbula. Quando um problema impossibilita o funcionamento adequado desse sistema, temos a DTM.

Disfunção temporomandibular (DTM) é um termo coletivo usado para problemas associados às alterações na articulação temporomandibular, músculos da mastigação, estruturas associadas ou ambas.

A etiologia das DTMs é multifatorial e dinâmica, envolvendo fatores oclusais, anatômicos, emocionais e comportamentais. Dentre esses fatores, podem ser citados hábitos parafuncionais e posturais; ausência de contenção posterior; interferências oclusais; mastigação unilateral; deficiência nutricional; fatores psicológicos, como o estresse e a tensão emocional, e fatores sistêmicos.

Apesar de ainda não existir cura para a DTM, há tratamentos que diminuem consideravelmente os sintomas. Essas abordagens variam de acordo com o tipo de dor e a complexidade.  

Métodos de terapia física como a utilização de calor, ultrassom, laser e eletroestimulação podem ser utilizados. E placas de mordida e outros dispositivos intraorais, quando bem indicados, ajudam.   Técnicas menos convencionais como as de relaxamento também ajudam a controlar a tensão muscular na mandíbula.  

O profissional precisa estar atento às queixas dos pacientes e avaliar se essa dor e limitação de abertura de boca são decorrentes somente de um problema muscular ou também envolve a articulação. Isso porque os tratamentos para a alterações musculares são meramente clínicos, enquanto as alterações articulares podem necessitar de procedimentos cirúrgicos dependendo do problema.

A disfunção temporomandibular (DTM) surge a partir de um conjunto de fatores, como hábitos parafuncionais, alterações hormonais, severas maloclusões, traumas locais e alterações sistêmicas que levam ao desenvolvimento de alterações degenerativas articulares, como a artrite reumatoide e a fibromialgia.

Portanto, é importante o fisioterapeuta impedir os sintomas piorem.

Até a próxima!

 



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.