Fisioterapia ajudando quem tem zumbido










Certa vez, uma amiga me perguntou qual era o tratamento de fisioterapia que curaria o zumbido que ela estava tendo. Segundo ela escutou no consultório do dentista de uma pessoa que estava na recepção que a fisioterapia tinha ajudado a melhorar os zumbidos.

Infelizmente, eu não encontrei a cura para os zumbidos com a fisioterapia. Mas alguma ajuda, eu consegui dar.  Consegui dar porque,algumas vezes, a causa estava na tensão da musculatura do pescoço e da face. Antigamente acreditava-se que o zumbido era exclusivamente causado por doenças do ouvido, mas hoje é comprovado que ele pode ser originário de vários sistemas ou partes do corpo.

Em caso de tensão muscular, o corpo reage para aliviar a tensão libertando substâncias que estimulam as células auditivas. Ao serem estimuladas, as células auditivas enviam sinais para o cérebro, mesmo sem existir uma fonte sonora.

Existem duas grandes origens musculares para o zumbido.

A mecânica, que deriva de pouco sono ou com má qualidade, e má mastigação - que gera uma não recuperação do músculo.

A segunda causa, psíquica, que advém de stress, ansiedade e outros fatores que causam à contração dos músculos.

Ambas estas causas podem não ser apercebidas pelo paciente. Normalmente o zumbido está relacionado com os músculos da zona do pescoço, coluna e cara.

Muitas pessoas existem pontos bem definidos de dor nos músculos (pontos-gatilho), principalmente no pescoço e na cabeça, que quando pressionados irradiam essa dor imediatamente para outras partes do corpo, incluindo o ouvido. Essa é uma característica da síndrome dolorosa miofascial e que em casos como esse a fisioterapia é a melhor indicação, pois ajuda a diminuir tanto a intensidade do zumbido e da dor como o número de pontos – gatilho.

Com essa atuação, o Fisioterapeuta não cura todos os zumbidos que existem mas pode ajudar as pessoas que sofrem desse mal por causa de tensão muscular na região supracitada.






Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.