5 exercícios que podem ser feitos na Disfunção Temporomandibular









A disfunção da articulação temporomandibular, ou DTM, é um transtorno da mandíbula que pode afetar o pescoço, as costas, as orelhas e a cabeça se não se tratar. A DTM também pode afetar a respiração, e ao comer e dormir pode tornar-se muito dolorosa. A DTM é causado pelo trabalho ortodôntico ou deslocamento de dentes de forma natural. Os sintomas da DTM incluem "cliques" na mandíbula, problemas para abrir e fechar a boca, dor na mandíbula e o aperto na mandíbula.

Conheça o Mini-Curso de Fisioterapia na ATM

Veja 5 exercícios para melhorar esse quadro

1- Abre e fecha

Para quem sofre essa disfunção, às vezes, fica complicado realizar os movimentos de abrir e fechar a boca, mas com um pouco de paciência e devagar, você consegue relaxar e alongar a mandíbula. Veja só:

- Sente-se numa cadeira com encosto para manter a postura ereta;

- Coloque a língua no céu da boca;

 - Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição;

- Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos;

- Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes. Fácil, né?

2- Massagem

Ganhar uma massagem naqueles dias estressantes é maravilhoso. Mas que tal fazer esse mimo em você mesmo? É bem fácil.

- Massageie toda a área do maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos circulares;

- Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por diversas vezes;

- Novamente, com a ajuda das mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

3- Ponha as bochechas para trabalhar

Esses músculos fofos que existem em cada lado do seu rosto não foram feitos apenas para serem apertados ou beijados. Além de ser um grande auxiliar na mastigação e na fala, a bochecha é bem útil para relaxar outras musculaturas e ossos da face. Um exercício muito bom é encher as bochechas e movimentar o ar dentro da boca de um lado para o outro. Faça isso, pelo menos, umas 10 vezes e irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem falar que faz um bem danado para a saúde da pele promovendo elasticidade.

4- Fale em câmera lenta

Além de ser um hábito natural, falar movimenta mais de 70 músculos do nosso rosto e é um ótimo exercício para alongar e relaxar o maxilar. Fale de forma arrastada, como se fosse uma cena de um filme em câmera lenta. Assim, você sentirá menos dores na mandíbula.

5- Boceje à vontade

Além de ajudar a oxigenar o cérebro e melhorar a atenção, bocejar também é um bom alongamento. Por isso, quando surgir a vontade faça com vontade e sem medo.

O objetivo de todo o tratamento fisioterapeutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, reestabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida.

A Fisioterapia sozinha não vai resolver o seu problema de disfunção da ATM (DTM). É fundamental que o fisioterapeuta faça parte da equipe que trata a disfunção e seja um ativo complementar ao tratamento. Converse com o seu dentista.

Conheça o Mini-Curso de Fisioterapia na ATM






Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.