O objetivo de todo o tratamento fisioterapêutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as ...

Alongamentos para aliviar tensões que causam dores no maxilar



O objetivo de todo o tratamento fisioterapêutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, restabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida. 

Nos casos em que a dor no maxilar é culpa de uma tensão em áreas adjacentes, a profissional indica trabalhar com a massagem e a cinesioterapia, que é o alongamento nas partes envolvidas, como o pescoço, trapézio e escápula.

O alongamento em si pode ser feito pelo próprio paciente, porém, a parte de cinesioterapia e massagem precisam ser feitas com um profissional da área, ou seja, um massoterapeuta ou um fisioterapeuta. Na DTM, a fisioterapia tem um papel fundamental no alívio de muitos dos sinais e sintomas como: dor na ATM relacionada ao movimento, dores musculares na face e pescoço.

Para soltar os músculos tensionados que causam dores na região do maxilar,  alguns exercícios de alongamento fáceis de serem feitos e que podem acabar com os incômodos na mesma hora. Basta respirar, relaxar e praticar:

- Puxar a cabeça lateralmente, segurando a respiração, contando até 10 e soltar. Repetir a mesma sequência do outro lado.

- Puxar, com as mãos, a nuca até a altura do peito, respirando, contando até 10 e soltando o ar em seguida.

- Tentar encostar a nuca nas costas até onde puder, puxando o ar, contando até 10 e soltar a respiração.

- Movimentar vagarosamente o pescoço no sentido horário e anti-horário;

- Trabalhando a escápula: puxar o braço com o antebraço no sentido lateral, segurando ar, contando até 10 e soltar a respiração. Fazer o mesmo com o outro lado.

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia