Tipos de sintomas da disfunção temporomandibular







http://carolinaely.com.br/wp-content/uploads/2015/06/dtm-fisioterapia-dor-cervical.jpg

ATM significa articulação temporomandibular. Esta articulação é responsável pelos movimentos que você faz com a boca, abrir, fechar, protruir e lateralizar.

Você pode localizar suas ATMs colocando os dedos a frente dos ouvidos e abrindo a boca. Existem duas, uma do lado esquerdo e outra do lado direito. O nome Temporomandibular vem do contato entre a mandíbula (a parte móvel) e o osso temporal que é fixo ao crânio. O disco articular cartilaginoso fica interposto entre os dois ossos impedindo o contato direto e amortecendo os movimentos mandibulares.

Qualquer alteração em ATM pode resultar em prejuízos ao sistema estomatognático no que diz respeito ao desenvolvimento das funções, em especial, a mastigação, uma vez que a mesma é totalmente dependente do movimento mandibular . Dentre as diversas anomalias que afetam a articulação temporomandibular, a anquilose, ou seja, quando a aderência da articulação com presença de rigidez entre as suas superfícies e os movimentos mandibulares encontram-se impossibilitados ou limitados. Sua gravidade está diretamente relacionada com o tipo de extensão da lesão, a época do acometimento.

As alterações desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM).

SINTOMAS

A) Sintomas de causa muscular de disfunção da ATM ou DTM:
– Certos tipos de barulhos ou zumbido no ouvido.
– Sensação de ouvido tampado. Diminuição auditiva, sensibilidade auditiva ou dificuldades, no entendimento, de certos sons, mais graves ou agudos.
– Tontura, atordoamento ou vertigem, sensações de desmaio, podendo levar a queda ao chão, sem motivo aparente (sintomas, semelhantes a labirintite).
– Dores de cabeça, que podem ser constantes ou intermitentes (como nas enxaquecas, cefaleias) ou sensação de pressão na cabeça.
– Dores, estalos no pescoço, ombros, braços, peito, dor embaixo dos seios ou na nuca.
– Fotofobia (aversão a luz – ele procura ficar, em ambientes escuros ou usar óculos escuros), dores nos olhos, vista embaçada, a pálpebra treme.
– Enjoos ou vômitos.
– Limitação de abertura da boca (quando essa limitação, é de causa muscular).
– Certos casos de nevralgia, do trigêmeo.
– Problemas patológicos ou originados por trauma, nos músculos da face.

B) Sintomas de causa articular da disfunção da ATM ou DTM:
– Estalos, crepitações ou barulhos, nas articulações da ATM.
– Luxação ou sub luxação, da Articulação TemporoMandibular.
– Problemas patológicos ou originados por trauma articular.
– Sintomas de dor (podendo causar dor reflexa no ouvido).
– Estalo no pescoço ao movimentá-lo, para os lados.
– Limitação de abertura ou fechamento, ou desvios, na abertura, quando a causa é articular (como nos caso das artroses – desgaste da cabeça da articulações da ATM, por exemplo).

C) Outros tipos de sintomas relativos a ATM ou DTM :
– Problemas posturais, da coluna cervical.
– Hábitos e vícios parafuncionais, profissionais ou emocionais (como apertamento dentário e/ou bruxismo).

Cm ajuda daqui




Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.