Cefaléias e as disfunções na temporo-mandibular


>




A disfunção têmporo-mandibular (DTM) é uma desordem neuromuscular caracterizada pela presença de cefaleias crônicas, ruídos na articulação têmporo-mandibular (ATM), limitações dos movimentos mandibulares, hiperestesia e dor nos músculos mastigatórios, da cabeça e do pescoço. É prevalente em adultos jovens entre 20 e 40 anos de idade e predominante no sexo feminino


Existem diversos sinais e sintomas de DTM. Geralmente é difícil saber com certeza se você possui DTM, devido a um ou todos esses sintomas também estarem presentes em outros problemas. Seu dentista pode ajudar a realizar um diagnóstico adequado. Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:

  • Dor no rosto, mandíbula ou área das orelhas
  • Dores de cabeça (muitas vezes como enxaquecas), dores de ouvido e dor e pressão atrás dos olhos
  • Som de clique ou deslocamento ao abrir ou fechar a boca
  • A mandíbula “fica presa”, travada ou deslocada
  • Sensibilidade nos músculos da mandíbula
  • Inchaço no rosto

A cefaleia consiste em qualquer dor localizada no segmento cefálico, o que acontece em 90% da população, sendo o terceiro diagnóstico mais comum nos ambulatórios de neurologia e a queixa mais comum nos pacientes com DTM. Silveira et al. (2007) relatam que 50% da população apresenta algum sintoma de DTM, sendo que destes 17% relatam cefaleia.

Segundo Gawel (1992), a International Headache Society (IHS) classifica as cefaleias em:

1) enxaqueca;
2) cefaleia do tipo tensional;
3) cefaleia em salvas e hemicrânia paroxística crônica;
4) cefaleias sem associação a lesões estruturais;
5) cefaleia associada a trauma na cabeça;
6) cefaleia associada a desordens vasculares;
7) cefaleia associada a distúrbio intracraniano avascular;
8) cefaleia associada a substâncias ou sua retirada;
9) cefaleia associada à infecção não cefálica;
10) cefaleia associada a desordem metabólica;
11) cefaleia ou dor facial associada a transtornos de crânio, pescoço, olhos, orelhas, nariz, seios da face, dentes, boca ou outras estruturas faciais ou cranianas;
12) neuralgias cranianas, dor no tronco do nervo ou dor por desaferentação.

As cefaleias mais frequentes dentre a população geral são a do tipo tensional e a enxaqueca, porém na terceira idade é mais comum a cefaleia crônica diária(. As cefaleias relacionadas à DTM são consideradas na classificação da IHS na categoria 11, sendo que nos pacientes com DTM esta afecção é semelhante a dos pacientes que possuem cefaleia do tipo tensional ou enxaqueca

Bibliografia:

Gawel, MJ. New Classification of Headache. Canadian Family Physician 1992, 38: 2062-2066.
Silveira, AM; Feltrin, PP; Zanetti, RV; Mautoni, MC. Prevalência de portadores de DTM em pacientes avaliados no setor de otorrinolaringologia. Rev Bras Otorrinolaringol, 2007; 73(4): 528-32.
Junior, AAS; Faleiros, BE; Santos, TM; Gomez, RS; Teixeira, AL. Relative frequency of headache types. Arq Neuropsiquiatr 2010; 68(6): 878-881.

Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário