A importância da avaliação da Fisioterapia na disfunção temporo-mandibular







http://stillbilbao.com/wp-content/uploads/2014/07/Fisioterapia-Conservadora-2-600.jpg

Um das especialidades que atendo na minha vida profissional é a Fisioterapia na ATM. Lembro que o primeiro curso que eu fiz, ainda na faculdade, minha orientadora de estágio falou: você tem que ser meticulosa  para trabalhar com ATM, mais do que é como fisioterapeuta de outras especialidades.


A Articulação temporo-mandibular, para a maioria das pessas, é a articulação que mais trabalha durante o dia e entre os seus movimentos estão o falar, mastigar, deglutir, bocejar.

Quando há algum problema nela, chamamos de DTM, disfunção temporo-mandibular. E são três os fatores que levam a essa disfunção:

* Fatores neuromusculares, parafunção;
* Fatores anatômicos (oclusais), sobrecarga, patologia articular;
* Fatores psicológicos, estresse.

As articulações temporomandibulares, juntamente com os músculos da mastigação, são uma área complexa para se avaliar, em virtude da sua estreita relação e fixações em estruturas da cabeça, pescoço, ombro e tórax. Forças repetitivas anormais em atividades ocupacionais e atléticas podem levar a dor e desordem da articulação temporomandibular. Desvios posturais tais como pronação de um pé, perna curta ou escoliose (curvatura lateral da coluna) causam assimetria na altura do ombro e inclinação da cabeça com forças craniovertebrais alteradas. No plano sagital, a postura da cabeça para frente produz importantes alterações nas relações craniovertebrais (aumento ou retificação das curvaturas fisiológicas).

A relação postural x DTM, amplamente discutida por profissionais que atuam na área é o ponto de partida para o profissional entender como pode curar o paciente. Salvo grandes traumas ou doenças sistêmicas, descobrir o que anda causando a disfunção no paciente faz parte da base para o sucesso do tratamento. Tartar sintomas é importante, sem dúvidas. Mas ser meticulosa (o) - olha a professora do estágio tendo razão - para descobrir o problema postural ou orgânico, por exemplo, do que está causando esse desequilíbrio vai te trazer mais rápido o sucesso do tratamento.

Boa sorte!

Texto editado por Daniela Souto, Fisioterapeuta e professora de Educação Fisica.

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Google+ Ícone Instagram



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.