Yoga e a tensão na Articulação Temporo Mandibular








Posturas para aliviar dores no ombro e pescoço - Lar Natural

A Yoga é um processo simples que reverte o fluxo da consciência e da energia. O principal objetivo da prática é fazer que nos reconectemos com nossa essência, por meio da respiração, da meditação e das posturas, fazer que deixemos de lado nossa identificação com o ego e percebamos que nossa verdadeira essência transcende todos os conceitos nos quais a sociedade tenta nos encaixar.

As técnicas utilizadas neste trabalho são alongamentos (chamados de ásanas), que atuam especialmente na região da cintura escapular e pescoço. Tem a finalidade através da observação, de perceber as áreas de tensão e posteriormente relaxá-las, além de obtermos técnicas para o "Controle da respiração".

O objetivo básico do controle da respiração é o de transformar a respiração áspera ou pesada em uma respiração mais lenta e refinada. Uma vez que o corpo esteja imóvel e que a respiração esteja controlada, a mente naturalmente se tornará mais calma, assim como o corpo.

Quando falamos de "controlar" a respiração, é importante lembrar que nós a controlamos observando-a. Se tentar forçar sua respiração a se tornar calma, você apenas causará problemas. A simples observação da respiração é o melhor modo de fazê-la ficar lenta e calma.

Controlar a respiração é obter domínio sobre as emoções. A respiração pode ser usada como um calmante natural.  Respirar é viver. Respirar corretamente é viver melhor. Através dos exercícios respiratórios você aprenderá a renovar as energias, a obter vitalidade e bem estar emocional. Obtendo esse bem estar emocional, acreditamos que tensões que envolvem o pescoço e a articulação temporo mandibular sejam diminuídas.

Há uma "série" regulares de exercícios que deve ser feita em casa, diariamente.

Além da série fixa, outros exercícios complementam a aula, como exercícios respiratórios (conscientização da respiração), exercícios de manipulação das pressões internas (contrações na região abdominal e torácica) e meditação.

No consultório, as aulas acontecem uma vez por semana ou quinzenal, para que o paciente memorize a série, faça corretamente e tirem possíveis duvidas, adquira segurança, autonomia e disciplina.

Associar o Yoga e seus preceitos a tensão da região temporo-mandibular pode trazer uma melhor qualidade de vida e fazer com que as dores na articulação diminuam.

Publicada em 09/10/12 e revisada em 04/05/20





Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.