Dificuldade de mastigar e disfunção da ATM









Dificuldade para mastigar é um dos sintomas mais comuns de uma disfunção da ATM e frequentemente leva não só a uma perda da qualidade de vida, como também a uma menor absorção de nutrientes. Além disso, há evidências científicas de que à medida que a mastigação vai ficando mais prejudicada, a tolerância à dor diminui e a dor, em si, aumenta.
Mas por quê ocorre a dificuldade de mastigar?
Pessoas que possuem uma disfunção da ATM, em que o disco articular se encontra patologicamente alterado ou mesmo possua algum tipo de alteração  do côndilo, como uma osteoartrite ou uma osteoartrose, terão muita dificuldade de movimentar a mandíbula. Isso ocorre porque, nestas situações,  as estruturas que compõem a ATM perdem a lisura e deixam de deslizar facilmente  umas contra as outras.
Essas alterações estruturais da ATM, irritam os receptores nociceptivos (estruturas neurológicas especializadas em perceber fenômenos nocivos ao organismo) que existem na região e acabam por provocar um grande incômodo ou mesmo a DOR.

Além dessa dor que vem diretamente da irritação da articulação, ocorre também uma outra, muitas vezes chamadas de dor muscular, que ocorre justamente porque o sistema nervoso está tentando fazer os músculos trabalharem mesmo com o problema na ATM, afinal as pessoas continuam precisando movimentar a mandíbula para falar, comer e até mesmo respirar em alguns casos.

Quando não é tratado, o problema pode evoluir para um travamento total da mandíbula ou, em alguns situações, permanecer apenas como um desconforto para mastigar. Entretanto, neste último caso, geralmente é acompanhado de uma dor de cabeça constante, muitas vezes erroneamente atribuída a uma cefaléia tensional, que termina sendo tratada com medicamentos sem, contudo, resolver o problema.

Na imagem acima (uma tomografia de ATM),  pode-se visualizar o côndilo que deveria ser arredondado e liso como o do desenho esquemático, mas que possui um "bico-de-papagaio" (tecnicamente um osteófito), devido a um processo degenerativo. Neste caso, não só a mastigação do paciente estava bastante comprometida como também havia dor de cabeça e dor na face, justamente pela dificuldade dos musculos funcionarem adequadamente.

Ao perceber desconfortos ou mesmo dor ao mastigar, não espere até a sua ATM chegar a um estágio como este acima, onde já começa a ficar difícil de solucionar. Quanto antes procurar um profissional experiente em patologia da ATM, melhor será as chances de ter o problema tratado a tempo.

Fique esperto!

Publicado em 15/05/12 e revisado dia 11/05/17



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.