Cirurgia em mandíbula








Toda vez que uma pessoa mastiga, sorri, fala ou tem qualquer atividade com a boca, a articulação têmporo-mandibular (ATM), está em ação, colocando em atividade uma série de músculos da face, diz o Dr. Antonio Renato S. Colucci, cirurgião buco-maxilo-facial. A ATM permite que a mandíbula se movimente para qualquer lado desejado e efetue a mastigação, triturando os alimentos e tornando-os menores para que a digestão seja feita.

Quando isto não acontece, explica o Dr. Colucci, podem aparecer dores de cabeça, dores e zumbidos no ouvido, estalos e dificuldade de abertura de boca, até problemas gastrointestinais como dores ou úlceras no estômago.

Em certas situações, somente o cirurgião buco-maxilo-facial pode garantir o sucesso no tratamento de problemas da ATM. Esse profissional está tecnicamente capacitado para intervenções na articulação e para orientar a fisioterapia mais adequada a cada caso (procedimentos realizados no joelho e agora disponíveis para a ATM).

Encontrando um Profissional

Os profissionais que fazem esse tipo de cirurgia são cirurgiões-dentistas com especialização em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial e com especialização – e residência – feita em ambiente hospitalar durante dois anos. Eles são capacitados a cirurgias mais complexas e mais delicadas que as normais, podendo tratar defeitos congênitos, deformidades da face, doenças benignas, traumas, fraturas e estética dos dentes, ossos da face, boca e tecidos da cavidade oral.

Cirurgias na Mandíbula

São vários os tipos de cirurgias que podem ser feitas, segundo o Dr. Colucci: 

-
Remoção de dentes inclusos (terceiros molares, caninos, pré-molares, etc.).

- Pacientes com perdas ósseas importantes fazem enxertias ósseas.

- Dores na face, relacionadas ou não a problemas de ATM, passam por intervenções cirúrgicas como as realizadas através de artroscópios, tratando das artroses, artrites e outras deformidades ou alterações.

- Mandíbula, maxila e região zigomática com deformidades faciais, causando problemas estéticos e funcionais (fala, deglutição, etc).

- Vítimas de acidentes com ferimentos e fraturas nos ossos da face e dentes.

- Pacientes com tumores e cistos - remoção dessas lesões e reconstrução das estruturas de apoio da face (maxila, mandíbula, zigoma e dentes), para readquirirem a fala, deglutição e recuperarem o perfil e a estética facial.

- Cirurgias reconstrutivas e de implantes osseointegrados. 

Cirurgia Ortognática

Embora nenhuma face seja exatamente perfeita e nem todas as pessoas se preocupem em mastigar de forma adequada, existem padrões de harmonia facial e mastigação que devem ser sempre seguidos e almejados, relata o cirurgião.

Um queixo avantajado (prognatismo) ou quase sem projeção; dentes que não possuem contato correto quando a boca se fecha para mastigar, ou um sorriso que exponha toda a gengiva da maxila são situações comuns e grande parte pode ser corrigida através da cirurgia ortognática e ortodontia.

O cirurgião buco-maxilo-facial é capaz de manipular os ossos da face (maxila e mandíbula), reposicionando estes ossos (e assim, os dentes) da forma adequada para conseguir um bom contorno e harmonia facial, melhora na função mastigatória e também na respiração e fala, além de melhorar a autoconfiança e a própria imagem do paciente.

Este procedimento, continua o Dr. Colucci, é realizado geralmente em ambiente hospitalar, sendo algumas vezes, dependendo da deformidade, feito no próprio consultório, sob sedação e anestesia local.

Para se fazer a cirurgia ortognática, é imprescindível que seja iniciado um tratamento ortodôntico alguns meses antes, para que estes dentes sejam alinhados e nivelados, garantindo maior estabilidade e contato durante e após a operação.

Na odontologia de hoje não é mais possível que seja feito procedimento (ortognática) sem um trabalho ortodôntico prévio, pois esta seqüência é que dá melhor resultado, afirma o Dr. Colucci.

Implantes Dentais

Atualmente, é possível haver esperança para centenas de pessoas que sofrem de um dos ainda maiores problemas da população brasileira, a falta de dentes, lembra Dr. Colucci. Os implantes dentais são os substitutos dos dentes naturais, havendo vários tipos de próteses, estes implantes sendo utilizados como pilares de sustentação, o que devolve a função mastigatória e um sorriso agradável para as pessoas com problemas de falhas dentais. Através dos implantes e próteses, elimina-se a necessidade da remoção das próteses para limpeza ou a eterna briga para impedir que esta prótese saia da boca e dificulte a alimentação, lembra ele.

Há solução também para os casos onde existe falta de osso, e um bom cirurgião soluciona casos que muitas vezes foram desenganados por colegas que também realizam implantes, mas frente à dificuldades ou a maior complexidade do ato cirúrgico, dizem ser impossível realizar tal procedimento. Nestes casos, diz Dr. Colucci, enxertos ósseos são utilizados para devolver o osso ao local desejado e depois se fazer os implantes.

Cirurgias com Finalidade de Auxílio Protético

Devido à perda de dentes, tão presente na população brasileira, existe a necessidade de uma reabilitação dental que devolva a função mastigatória.

Existem situações nas quais a simples reabilitação protética é impedida de ser realizada, como em casos de extrusões de dentes (onde os dentes saem do osso e ficam em posição desfavorável) e rebordo ósseo remanescente desfavorável (que dificulte ou impeça a realização de próteses), conforme informa o Dr. Colucci.

A cirurgia buco-maxilo-facial levanta estes dentes para uma posição mais adequada, evitando o tratamento de canais e a confecção de núcleos e coroas, visto que muitas vezes, apesar de extruídos, os dentes estão em bom estado de conservação e não merecem receber um tratamento de canal só porque existe a necessidade de se realizar uma prótese sobre estes dentes para devolver a mastigação para o paciente. Também é possível realizar enxertos ósseos e adaptar uma prótese ou conseguir um melhor perfil de gengiva, melhorando a estética da prótese final.

Assim, explica Dr. Colucci, com o entendimento entre protético e cirurgião, este pode oferecer mais recursos aos seus pacientes.

Cirurgia para Auxílio Ortodôntico

Apesar dos esforços para se corrigir o mau posicionamento dental, nem sempre é possível movimentar os dentes por não haver espaço suficiente, ou devido a dentes inclusos, afirma ele. Para se colocar os dentes em sua posição natural, faz-se então uma cirurgia com a colocação de um pino que guie este dente (incluso) para fora e para a sua posição correta no arco. Os resultados estéticos são cada vez melhores para problemas que antes eram mascarados apenas através da ortodontia, e agora podem ser corrigidos com a integração da cirurgia e da ortodontia, explica. Dr. Colucci também aponta a cirurgia buco-maxilo-facial como uma técnica que auxilia com eficácia na correção dos dentes inclusos.

Traumas e Fraturas da Face

Traumas e fraturas dos ossos da face, ocorridos por acidentes de carro, moto, brigas, acidentes em esportes ou outros incidentes traumáticos podem ser corrigidos. Isso devolve a função mastigatória e estética de pacientes, lembra Dr. Colucci. Mas a prevenção é importante e pode ser feita. Nos esportes cada vez mais competitivos e com maior contato entre os atletas, aparelhos intra-orais podem ser utilizados para prevenir acidentes, evitando que estes aconteçam. O tratamento de traumas e fraturas faciais geralmente requer ambiente hospitalar e anestesia geral, podendo também ser tratado através de anestesia local e sedação.

Controle da Dor e da Ansiedade

Um especialista tem habilidade no controle da dor e ansiedade pré e pós-operatória, causando grande conforto ao paciente antes, durante e depois de um procedimento cirúrgico.  Portanto, deve-se procurar esse tipo de profissional quando é preciso um procedimento cirúrgico na cavidade oral, desde o mais simples como extrações de dentes já erupcionados até o mais complexo como cirurgias ortognáticas, fraturas faciais e implantes.

Anestesia

A anestesia geral é realizada em ambiente hospitalar, por um médico anestesista, sendo obrigatória para alguns procedimentos.

A anestesia local, com ou sem sedação, é realizada pelo próprio cirurgião buco-maxilo-facial em seu consultório, o que facilita algumas cirurgias mais comuns como a remoção de dentes inclusos (dente do siso), cistos, tracionamento de caninos e outras.

O cirurgião pode ajudá-lo no controle de dores pós-operatórias ou provocadas por inúmeros problemas musculares e da articulação - ATM.



Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.