Exercícios de Fisioterapia podem ser muito úteis contra a DTM







A Fisioterapia é uma profissão que tem como foco a recuperação física de pessoas com inúmeras patologias de origem musculoesquelética, neurológica, cardiopulmonar e uroginecológica que se manifestam basicamente por dois sintomas: dor e perda de função.

Exemplo de Exercícios de Mobilização Cervical

Ela se utiliza de uma extensa gama de recursos para tratar os mais diversos acometimentos:  a crioterapia, uso de gelo para diminuição da dor; e a termoterapia, uso de compressas quentes; recursos eletroterápicos e fototerápicos (lasers, raios infravermelhos e ultravioleta); a tão conhecida massoterapia (uso de massagens); e cinesioterapia, que consiste em alongamento, exercícios de fortalecimento muscular, ginástica passiva, etc.; além de vários métodos difundidos como: RPG, Pilates, Quiropraxia, Osteopatia, Hidroterapia, Bobath, Kabat e muitos outros. Cada recurso ou método visa restabelecer e/ou facilitar o equilíbrio físico.

Paciente com desvio de abertura bucal. Observe como os dentes centrais estão desalinhados.

Na DTM, a fisioterapia tem um papel fundamental no alívio de muitos dos sinais e sintomas como: dor na ATM relacionada ao movimento, dores musculares na face e pescoço, limitação dos movimentos da ATM e cervicais, alterações de postura (principalmente postura de cabeça), estalido articular da ATM e algumas cefaléias.

Mobilização Intrabucal

Se fôssemos realizar, por exemplo, um tratamento fisioterápico em um paciente que apresenta estalo e limitação de movimento das ATMs, primeiramente deveríamos submetê-lo a uma avaliação do grau do estalido (graus 1, 2 ou 3), do equilíbrio dos músculos da mastigação pela palpação e a testes específicos, da amplitude da limitação articular, dos desvios de abertura e da postura de cabeça. Posteriormente no tratamento poderiam ser utilizados mobilização articular intra-bucal, ou seja, movimentação manual da articulação para aumento da amplitude de movimento; exercícios para potencializar a contração e favorecer a coordenação muscular com o objetivo de evitar desvios de abertura e indiretamente diminuir o estalido; exercícios posturais para corrigir postura anterior e desvios laterais de cabeça; técnicas quiropráticas para aumentar a amplitude de movimento cervical (se estiver diminuída); além de outros recursos que podem variar com os sintomas e grau de acometimento de cada paciente.

Exercício Para Ganho de Abertura Bucal

Exercício Para Fortalecimento Muscular

O objetivo de todo o tratamento fisioterapeutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, reestabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida.

Importante

A Fisioterapia sozinha não vai resolver o seu problema de DTM. É fundamental que o fisioterapeuta faça parte da equipe que trata a disfunção e seja um ativo complementar ao tratamento. Converse com o seu dentista.

Fonte: Dra Simone Carrara.

Retirei daqui




Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.