Depressão e Disfunção temporomandibular









A interrelação entre disfunção temporomandibular (DTM) e depressão vem sendo discutida ao longo dos anos. Na realidade ainda não se pôde prová-la efetivamente. Não existe um consenso na literatura sobre a relação de causalidade entre fatores psicológicos e DTM. Esta divergência deve-se , provavelmente, a alguns fatores como diferença na seleção de amostras, na metodologia proposta e principalmente a fatores individuais como limiar de tolerância a dor, diferenças cognitivas e comportamentais.

Embora as pesquisas demonstrem níveis aumentados de ansiedade e estresse em pacientes com sinais e sintomas de DTM, eles pacientes podem ser portadores de algum distúrbio psicológico, sendo perfeitamente confundidos como portadores de DTM.

Concordo com alguns autores quando dizem que a ansiedade, depressão e estresse são “colaboradores” no delineamento patológico das ATMS. Uma vez que, este paciente pode desenvolver bruxismo crônico e irritação das vias neurais, provocando uma maior contratura muscular e consequentemente dor crônica.

Um questionamento antigo é : será que uma pessoa que não possua nenhuma patologia na ATM pode desenvolver dor nesta região, ou será que pacientes com estresse e ansiedade perpetuam seus sintomas ?

Uma paciente me perguntou se era normal ela ficar “triste” toda vez que ela sentia dor de cabeça. Obviamente a ciência explica este fenômeno através da condução neural dos impulsos de dor. O processo álgico (dor), até que ele seja percebido pelo córtex cerebral também passa pelo sistema límbico, que é responsável pelas emoções. Então na realidade é uma via de mão dupla. Pacientes com dor crônica também podem apresentar distúrbios do sono e sintomas de ansiedade e depressão, tanto no envolvimento quanto na origem e perpetuação da dor crônica e outros sintomas…

Fonte


Tem dores na Articulação Temporo-Mandibular? Conheça o Guia de Exercícios para Disfunções Temporomandibulares que foi criado para aqueles que sentem dores na face, dores nos maxilares, cansaço nos maxilares ao falar ou mastigar, ruídos nos maxilares, limitação de abertura de boca, dores no ouvido, dores na cabeça, zumbido, dores no pescoço. Clique aqui

Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.