A articulação têmporo-mandibular, responsável pelo movimento de fechar a boca, chamado de oclusão,é uma das articulações mais complexas d...

Fibromialgia e Dor na articulação têmporo-mandibular (ATM)



A articulação têmporo-mandibular, responsável pelo movimento de fechar a boca, chamado de oclusão,é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Além do movimento do tipo dobradiça, existem também movimentos para frente, para trás e para os lados. O interior da articulação também contém um menisco, que permite um maior deslizamento e um movimento mais suave.

O envolvimento da ATM não é totalmente inesperado na fibromialgia (FM), pois esta articulação é envolta por um dos grupos musculares mais poderosos do corpo (figura). A dor relacionada com a ATM é mais comumente causada pelo envolvimento dessa musculatura do que da articulação em si.

Quase um terço de pacientes com FM têm problemas de ATM e 20% dos pacientes com dores na ATM são portadores de fibromialgia. As dores na ATM também são mais prevalentes nas mulheres, entre 25 e 50 anos de idade.

As dores da ATM são sentidas na região da face, cabeça, pescoço e até ombros; outros sintomas incluem dolorimento na palpação da musculatura mastigatória, barulhos e travamento da articulação.
A dor é causada principalmente de contração muscular contínua, resultante muitas vezes do ranger dos dentes (bruxismo) ou do apertamento dos dentes (briquismo). Problemas de dentição, como dentes soltos podem colaborar com o aparecimento da dor.Esses fenômenos acontecem principalmente à noite, podem alterar a qualidade do sono e piorar os sintomas de fibromialgia.

O tratamento das disfunções de ATM geralmente inclui medidas como antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. O uso de "placas" – dispositivos intra-orais para serem usados a noite, habitualmente reduzem a dor. Obviamente a avaliação de um odontólogo é imprescindível desde o início do quadro. Procedimentos cirúrgicos hoje são exceção. Fisioterapia, re-educação postural e massagens também auxiliam de maneira importante no alívio dos sintomas.
Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Indicação de Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Poste um Comentário

0 comentários:

Faça Fisioterapia